Erro Médico




 

Erro médico

  • Elaboração de parecer especializado
  • Assistência técnica judicial
  • Elaboração de quesitos personalizados

Para o Médico

Enfrentar uma alegação de medical malpractice em um processo judicial é uma situação desestabilizadora para o médico. Sentimentos de angústia e medo comumente levam o profissional a questionar inclusive a permanência na carreira. O profissional médico pode contar com a nossa expertise e orientação em todas as fases de sua defesa, seja perante a Justiça, seja perante o Conselho Regional de Medicina. 

Para Hospitais e Clínicas

São cada vez mais comuns as demandas judiciais com alegação de falha na prestação de serviços de saúde contra hospitais e clínicas. A frequente aplicação do Código de Defesa do Consumidor à relação entre pacientes e instituições de saúde pode levar a condenações vultosas. Nós prestamos assistência técnica judicial a hospitais e clínicas acusados em processos sobre erro médico. Nossos pareceres são detalhados no sentido de estabelecer a responsabilidade de cada um dos envolvidos na prestação dos cuidados em saúde. 

Para o paciente

Sequelas permanentes – ou mesmo o óbito de um ente querido – decorrentes de má prática profissional causam um sofrimento difícil de ser superado. A indenização – por danos corporais ou morais – é uma forma de obter judicialmente a amortização do sofrimento. Um parecer técnico detalhado, baseado em evidências científicas, é a melhor forma de fundamentar o pedido de indenização. Conte com a nossa criteriosa avaliação preliminar antes de ingressar com um processo judicial.

Perguntas e respostas (FAQ)

  • O que é “erro médico”?

    É o dano causado por profissional de saúde – não necessariamente médico – ao paciente em função de uma ação ou omissão caracterizável como imperícia, imprudência ou negligência. Para que o dano seja indenizável, é necessário comprovar a ocorrência de conduta profissional em desacordo com as preconizações da literatura especializada (leges artis) e o nexo de causalidade entre a conduta equivocada e o dano.
  • Como atuamos?

    Nosso trabalho é estudar minuciosamente o prontuário e demais documentos médico-hospitalares e elaborar um parecer técnico-científico que suporte as alegações do nosso cliente. O documento é um vigoroso elemento de prova e pode ser utilizado pelo advogado para fundamentar suas petições: iniciais, contestações, réplicas, embargos, apelações e contrarrazões. Junto com o parecer, apresentamos – quando pertinente – quesitos para serem respondidos pela perícia médica judicial. Acompanhamos a realização da perícia médica judicial, discutimos o laudo emitido pelo perito do juízo e elaboramos parecer refutando-o ou reforçando-o.
  • Como interagimos com o cliente?

    O cliente e seu advogado participam ativamente de todas as fases da elaboração do parecer. Com a contratação do serviço, realizamos uma reunião prévia para estabelecer as prioridades da avaliação pericial. Após a conclusão do parecer, submetemos o documento à revisão por parte do advogado e do cliente e realizamos uma segunda reunião para explicar os pontos mais relevantes do documento e receber sugestões de ajustes e melhorias. Fazemos os ajustes combinados e entregamos a versão final do parecer.
  • Qual é o nosso diferencial?

    O nosso diferencial é a rigorosa fundamentação científica de nossos pareceres, pautada primordialmente pela medicina baseada em evidências. Recorremos aos conhecimentos compilados em modernas bases de dados médicos – UpToDate, BMJ Best Practice – e livros-texto de referência das especialidades para elaborar pareceres facilmente compreensíveis, ricamente ilustrados e com refinada qualidade estética.
  • Qual o melhor momento para contratar o serviço?

    Para o paciente, antes de iniciar o processo judicial. Nosso parecer quantifica o dano sofrido, especifica detalhadamente as condutas médicas equivocadas em relação à literatura especializada e analisa o nexo causal entre o erro de conduta e o dano. Assim, o advogado pode elaborar uma petição inicial robusta, específica, baseada na melhor evidência científica. Em alguns casos o paciente não tem certeza se houve de fato um “erro médico”. Nosso parecer esclarece a questão e evita processos sem fundamento e suas graves consequências financeiras e emocionais. Para médicos, hospitais e clínicas, imediatamente após conhecer do processo em curso. O parecer refuta, com base em robustas evidências científicas, as alegações da inicial – seja comprovando a conduta médica em conformidade com a leges artis, seja descaracterizando o nexo de causalidade – e fundamenta uma contestação assertiva, maximizando as chances de êxito na defesa. É possível, contudo, contratar os serviços em qualquer fase do processo judicial.
  • Quais as especialidades médicas atendidas

    Atuamos em processos sobre “erro médico” em todas as 55 especialidades médicas reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina.
  • Quais casos não atendemos?

    Não atuamos, em nome dos pacientes, nos casos em que a conduta médica tenha sido adequada ou quando tenham ocorrido erros irrelevantes para o desfecho adverso. Evita-se, assim, o desperdício de recursos e a proposição de ações infundadas.
  • Como contratar nossos serviços?

    Enviar mensagem de texto via WhatsApp explicando a sua demanda. Nosso médico perito fará uma análise preliminar e solicitará os documentos necessários à avaliação inicial. Após análise dos documentos (prontuários, exames, relatórios etc.), enviaremos um plano de trabalho com a proposta de honorários. Se preferir, pode ser agendada uma reunião para explicar os detalhes e sanar dúvidas.
  • Qual o valor dos serviços?

    O valor dos honorários depende da complexidade técnica da matéria e do volume de documentação médico-hospitalar a ser avaliada. Encaminhe uma mensagem de texto via WhatsApp explicando a sua demanda para conhecer nossa faixa de valores.
  • Em quais cidades atendemos?

    Atuamos em todo o Brasil, a depender da natureza do processo
  • Quem é o responsável por elaborar os nossos pareceres?

    Os pareceres são elaborados e assinados pelo Dr. Hugo Castro, especialista em Medicina Legal e Perícia Médica – RQE nº 17535.
    Conheça o especialista clicando aqui

Como é o nosso parecer? Elaboramos pareceres com detalhada fundamentação científica e ao mesmo tempo fáceis de serem compreendidos pelo leigo em matéria médica. Isso é possível quando se constrói o laudo em camadas com densidade científica diferenciadas. No campo discussão, por exemplo, são feitas considerações científicas com alta profundidade analítica. No campo conclusão, as informações técnicas são resumidas e traduzidas para uma linguagem de fácil compreensão.

A seguir, o sumário de um dos nossos pareceres:

laudo-erro-medico