Perícia médica consensual




 

Perícia médica judicial 

  • Perícia médica judicial consensual
  • Arbitramento

A perícia médica consensual é uma modalidade de escolha do perito prevista no Art. 471 do Código de Processo Civil. As partes, de comum acordo, indicam o especialista para realizar a perícia. Tem como vantagens:

  • Redução de custos, pois é possível negociar diretamente com o perito o valor dos honorários;
  • Celeridade, pois evita que o magistrado nomeie nos autos diversos peritos até conseguir um que aceite a incumbência;
  • Escolha do profissional adequado, pois permite que as partes avaliem previamente o currículo do perito e outros trabalhos realizados por ele.

Perguntas e respostas (FAQ)

  • Como atuamos?

    Nosso trabalho é examinar o periciando (quando isso é possível) e estudar minuciosamente o prontuário e demais documentos médico-hospitalares para elaborar o laudo médico-pericial. O documento responde os quesitos formulados pelas partes e é o principal instrumento probatório utilizado pelos magistrados para decidir e fundamentar as sentenças.
  • Como interagimos com as partes?

    As partes (ou seus advogados) entram em contato previamente, sendo agendada uma reunião – em ambiente físico ou virtual – para discutir detalhes relativos à realização da perícia. Após acordados os termos, as partes peticionam ao magistrado, solicitando a designação do perito. A partir daí, a atuação do perito segue os trâmites processuais habituais.
  • Qual é o nosso diferencial?

    O nosso diferencial é a rigorosa fundamentação científica de nossos laudos, pautada primordialmente pela medicina baseada em evidências. Recorremos aos conhecimentos compilados em modernas bases de dados médicos – UpToDate, BMJ Best Practice – e livros-texto de referência das especialidades para elaborar pareceres facilmente compreensíveis, ricamente ilustrados e com refinada qualidade estética.
  • Qual o melhor momento para contratar o serviço?

    Quando o Juiz acata a produção da prova pericial.
  • Quais as especialidades médicas atendidas?

    Atuamos em processos sobre “erro médico” em todas as 55 especialidades médicas reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina. Fazemos ainda perícias trabalhistas e previdenciárias.
  • Quais casos não atendemos?

    Não é possível atuar como perito quando o profissional já trabalhou previamente como assistente técnico de uma das partes, nos termos do Art. 30, inciso II, do Código de Ética Profissional e Disciplina do Conselho Nacional dos Peritos Judiciais do Brasil.
  • Como contratar nossos serviços?

    Enviar mensagem de texto via WhatsApp explicando a sua demanda. Nosso médico perito fará uma análise preliminar e solicitará os documentos necessários à avaliação inicial. Após análise dos documentos (prontuários, exames, relatórios etc.), enviaremos um plano de trabalho com a proposta de honorários. Se preferir, pode ser agendada uma reunião para explicar os detalhes e sanar dúvidas.
  • Qual o valor dos serviços?

    O valor dos honorários depende da complexidade técnica da matéria e do volume de documentação médico-hospitalar a ser avaliada. Encaminhe uma mensagem de texto via WhatsApp explicando a sua demanda para conhecer nossa faixa de valores.
  • Em quais cidades atendemos?

    Atuamos em todo o Brasil, a depender da natureza do processo. Quando há necessidade de realizar exame direto do periciando, só é possível atender o Distrito Federal e adjacências. Atendemos casos de gratuidade de Justiça? A depender do acordo com as partes, sim.
  • Quem é o perito responsável pela realização das perícias?

    Os pareceres são elaborados e assinados pelo Dr. Hugo Castro, especialista em Medicina Legal e Perícia Médica – RQE nº 17535.
    Conheça o especialista clicando aqui
     

 

Conheça a perícia médica consensual:

 

 

Como é o nosso laudo? 

Elaboramos laudos médico-periciais com detalhada fundamentação científica e ao mesmo tempo fáceis de serem compreendidos pelo leigo em matéria médica. Isso é possível quando se constrói o laudo em camadas com densidade científica diferenciadas. No campo discussão, por exemplo, são feitas considerações científicas com alta profundidade analítica. No campo conclusão, as informações técnicas são resumidas e traduzidas para uma linguagem de fácil compreensão.

A seguir, o sumário de um dos nossos laudos:

laudo-pericia-medica