Institucional



A Araujo e Castro Peritos Associados – ou simplesmente AC Peritos – é uma clínica de Medicina Legal e Perícia Médica nascida em Brasília-DF. Fruto da paixão de seus fundadores pela auditoria e pela perícia médica, foi criada com o objetivo de preencher uma lacuna no mercado de serviços prestados ao mundo jurídico. Se você é advogado e milita na seara do Direito Médico, certamente já enfrentou dificuldades para encontrar profissionais médicos habilidosos e experientes na lida com a assistência técnica judicial. A AC Peritos e seu staff oferecem aos escritórios de advocacia serviços periciais médicos especializados na medida das necessidades de seus clientes.

Trabalhamos em estrita parceria com os advogados de nossos clientes, desde as fases iniciais do processo. Elaboramos pareceres técnicos especializados, redigimos quesitos e revisamos os aspectos técnico-científicos das peças jurídicas (exordiais, contestações, réplicas, manifestações sobre o laudo oficial, embargos, apelações ou contrarrazões). Essas interações contínuas nas diversas fases do processo criam uma sinergia poderosa e dão robustez à argumentação.

Sabemos que o poder de convencimento de um laudo ou parecer técnico decorre de sua fundamentação científica e de sua coerência argumentativa. Em síntese, o valor probatório de um relatório pericial se mede pela sua capacidade de responder com assertividade às questões técnicas do processo. Por isso não medimos esforços para entregar aos nossos parceiros e clientes as melhores soluções em perícia médica e assistência técnica judicial disponíveis.

 

MISSÃO


 

Auxiliar, com base em sólida fundamentação científica, nossos parceiros e clientes a solucionar as questões do Direito que exijam os conhecimentos da Medicina.

 

VISÃO


 

Estabelecer parcerias duradouras com os maiores escritórios de advocacia brasileiros militantes na seara do Direito Médico;

Ser reconhecidos como um órgão de consultoria técnico-científica com atuação em âmbito nacional e que utiliza, desenvolve e aprimora as tecnologias de suporte à perícia médica;

Auxiliar médicos, hospitais e outras instituições de saúde a implementar ferramentas de compliance com foco na segurança do paciente e voltadas para a prevenção de ações indenizatórias;

Promover a capacitação técnica e o desenvolvimento profissional continuados de nossos parceiros e colaboradores, incentivando a inovação, a produção científica e a difusão do conhecimento;

Produzir laudos e pareceres técnico-periciais com qualidade técnica que supere constantemente as expectativas de nossos parceiros e clientes.

 

VALORES


 

O poder de convencimento dos laudos periciais e pareceres técnicos decorre da fundamentação científica aliada à coerência argumentativa.

A discussão interdisciplinar continuada entre o advogado e o médico perito assistente técnico gera uma potente sinergia.

O princípio bioético da Justiça deve nortear a ação do médico enquanto perito.

A medicina baseada em evidências deve balizar a boa prática pericial médica.

 

RESPONSABILIDADE TÉCNICA


 

dr-hugo-responsavel

O Dr. Hugo Ricardo Valim de Castro, médico perito, CRMDF 14293, é especialista em Medicina Legal e Perícia Médica (RQE nº 17535), em Medicina do Trabalho (RQE nº 17534) e em Ginecologia e Obstetrícia (RQE nº 14018). Trabalhou por 11 anos como perito médico-legista da Polícia Civil do Distrito Federal.

Foi diretor-adjunto do Instituto de Medicina Legal entre 2019 e 2020, atuando também como responsável técnico pelo IML perante o CRM-DF. Atualmente, é médico do trabalho concursado do Senado Federal – onde exerce a função de consultor da Junta Médica Oficial – e da Câmara Legislativa do Distrito Federal – onde exerce a função de presidente da Junta Médica Oficial.

Presta consultoria em perícia médica e realiza assistência técnica judicial. Trabalha ainda como Perito Judicial cadastrado junto ao TJDFT. A AC Peritos surgiu do desejo de ampliar os serviços prestados ao Poder Judiciário e aos escritórios de advocacia, compartilhando a experiência profissional amealhada ao longo de mais de 12 anos de atuação como médico perito.


Autorizada a reprodução total ou parcial deste artigo, desde que citada a fonte, nos seguintes termos: CASTRO, HRV. Institucional. Disponível em https://acperitos.com.br/institucional/institucional. Acesso em 27/10/2021.
Copiar referência

Sugira o tema para um artigo jurídico-científico